Skincare 001 ::: Tudo a dizer do começo

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Vagando pelo Instagram me deparei com uma imagem de um livro chamado The Little Book of Skin Care: Korean Beauty Secrets for Healthy, Glowing Skin, escrito por Charlotte Cho, mostrando em uma ilustração os passos da rotina coreana de cuidados com a pele. Primeiro pensamento: então aquela pele lisinha não é só bênção e base?, segundo pensamento: um absurdo, não aguentaria durante uma semana por motivos de 10 fucking etapas para prevenir ou restaurar de manhã E a noite. Meus cuidados se resumem resumiam a sabonete facial, protetor solar e tônico adstringente quando dava vontade, mas do que isso faria uma real diferença?
Depois do abalo inicial algumas informações começaram a chamar atenção.
Os cuidados dos asiáticos para com a pele não é exceção, pode ser chamado praticamente de cultural, enquanto ocidentais pagam mais em produtos para esconder e reverter problemas miraculosamente, orientais previnem, mais do que beleza, é um compromisso de cuidado com o maior órgão do seu corpo, como colocado pela autora Charlotte, um pensamento que me marcou. O principal não é sua idade ou gênero, mas sua pele, observar, tocar e perceber o que ela precisa. Consequentemente, há uma maior variedade de produtos e marcas, já que a indústria cosmética coreana busca renovar, coreanos investem, sabem sobre a própria pele e sobre o que querem, então nada de fidelidade. Resumidamente, foi assim que senti aquele suspiro de confiança e quis dar uma chance a rotina.
E sobre o susto de serem usados 10 (x2) produtos (ou passos) por dia? Então... Não precisa ser 10. Se é sobre sua pele, é sua rotina e não uma ÚNICA rotina onipotente.
Uma das páginas ilustrativas do livro da Charlotte Cho
E assim começou a saga, praticando enxergar o que minha pele pedia, tentando burlar a preguiça para me comprometer a cuidar diariamente, porém com poucos produtos.
Para o começo achei importante focar em 1. limpeza, porque achei double cleansing uma ideia genial, me ensinando que não é só maquiagem que precisa de algo mais para ser retirado do rosto no dia a dia, tem aí a poluição, a própria oleosidade da pele, camadas e camadas de protetor solar, então primeiro um produto de limpeza à base de óleo e depois à base de água; 2. hidratação, já que minha pele é predominantemente oleosa passei uma vida acreditando que sempre deveria me dirigir a prateleira de produtos antioleosidade e hidratantes seriam meus inimigos; e 3. proteção solar, porque é sempre bom, essa parte já ouvimos a importância, né? Mantive alguns produtos que já usava, comprados no Brasil, outros são coreanos. E os produtos para esse início foram:
Sabonete Facial 80g, Clean & Clear: Apesar de informar que previne aparecimento de acne, não senti diferença nesse aspecto, mas como meu desejo era apenas algo suave, foi suficiente. Só compraria novamente para intercalar com uma opção mais eficaz. Preço aproximado: BRL 6,00. A'Pieu Cleasing Oil 160ml, da A'Pieu: O post do Valeu a Compra (para onde corro ao ter dúvidas) me ajudou a conhecer empresas, seus principais focos e destaques, a A'Pieu me chamou atenção e juntamente com o preço escolhi esse como meu primeiro óleo de limpeza. Um óleo incolor com um cheiro super agradável, não sei descrever bem fragrâncias mas diria que é levemente cítrico, deixa uma sensação de limpeza e notei a diminuição dos meus poros, aplico na pele seca e massageio, ao entrar em contato com a água forma uma leve espuma azulada. Uma ótima primeira opção, recomendo. Preço aproximado: KRW 6800 = ~ USD 6 na TesterKorea.
Máscara de argila 100g: Não lembro quando comecei a ouvir falar da argila, mas eram sempre ótimos comentários, resolvi testar e adorei. Faço máscara de 20 minutos duas vezes por semana alternando entre argila preta e verde, quando uma delas acabar testarei outra cor, mas minha favorita entre elas é a preta, sinto a pele lisinha ao retirá-la, a verde apesar da mesma sensação retira MUITO mais a oleosidade, então prefiro não exagerar dessa última. Preço aproximado: BRL 7,50.
Panda's Dream White Sleeping Pack 50g, da Tony Moly: Com as leituras descobri a importância da hidratação, e achei que uma máscara para dormir seria mais prático, avaliando também preço e marca. Uso apenas duas vezes por semana para minha oleosidade natural da pele não descontrolar, tem um cheirinho suave de lavanda (tentando descrever fragrância de novo). Informa também função clareadora, mas não notei diferença nesse aspecto, foca na hidratação mesmo. Preço aproximado: KRW 7480 = ~ USD 6,80 na TesterKorea.
Protetor Solar Antioleosidade Anthelios Airlicium FPS30 50g, da La-Roche Posay: Aderi o hábito de usar protetor solar a uns 4 anos, e por uns 3 uso esse produto, apesar de ser toque seco não sinto que minha pele fica assustadoramente seca (repuxando, sabe?), tem um cheiro agradável e espalha com facilidade. Preço aproximado: BRL 69,90.
Claro que no começo acabava pulando o uso dos produtos por preguiça mesmo, mas com 1 mês de experiência estou animada, está virando um hábito, principalmente a double cleansing, enquanto no começo eu só queria terminar logo, agora passo bem mais tempo massageando meu rosto e apreciando observando as mudanças, se tornou um momento divertido e para relaxamento, além de estar feliz com os resultados, acne e poros diminuíram, e o tom está mais uniforme, por isso já tem mais coisa encomendada das lojinhas coreanas.
Tudo a dizer do começo. Ela falou o nome do filme título!!!... Não aguentei, desculpa.

2 comentários:

  1. Que texto maravilhoso! Quero ver esse livro já!
    Confesso que sou meio preguiçosa com isso. :(
    Ao contrário do cabelo, que sou sempre cuidadosa.
    Preciso melhorar nisso... beijos e obrigada pelas dicas! <3

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Recomendo muito, além de dicas de cuidados com a pele, o livro tem um pouco da cultura da Coreia, joga doses de autoestima e a autora é uma fofa.
      Eu era e continuo me considerando preguiçosa também, mas já comecei a sentir falta quando não uso tipo a limpeza com óleo. No começo parecia demorar terminar a rotina de cuidados, mas agora passa tão rápido.

      Excluir

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS. ICONS BY AddMedia