Resoluções de 10 meses de bullet journal

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Nesse mundinho da internet descobrimos que nada em nós é tão esquisito. O que quero dizer é que eu não sou a única que não consegue utilizar agendas, aquelas bonitinhas que já vem marcada com as datas, cada folha demarcada com sua função. E como alternativa, não só para substituir agenda, encontrei o tal bullet journal. Acredito que os pontos principais desse sistema são o index (vulgo, sumário), onde vai está listado o número da página e o que há nela, e os bullets, os símbolos escolhidos para representar o tipo de anotação, no meu caso, uso três: tarefa, evento e nota, símbolos secundários também podem acompanhá-los e completar a sentença de forma rápida. Aqui tem mais detalhes de como começar, direto do desenvolvedor do sistema, porque o quero contar é sobre a experiência. Ou, talvez, eu esteja apenas fazendo propaganda do bullet journal mesmo, porque ele é maravilhoso.
Quando comecei fiquei um pouco assustada, queria algo prático, mas também organizado e bonito, queria os modelos elaborados que via no Pinterest de forma rápida e em 10 meses de uso do bullet journal percebi que a organização que ele trazia para minha vida era bem mais importante e não precisava usar fontes de letras diferentes e encher de detalhes, mas encontrei alternativas para agregar beleza a organização. Deu pra conciliar as coisas.
Ainda no começo li em algum lugar por aí que o negócio era adaptar o bullet journal as suas necessidades. Verdade! Veio a ser a primeira coisa que aprendi e o charme do sistema. Listar o que você tem para fazer é prático, mas como faz isso também influencia. Eu gosto de toda noite, com aquela exceção que vez por outra aparece, sentar para pensar no dia seguinte, então o registro diário funcionou bem para mim, mas não o semanal, que tentei recentemente e baseava-se em uma dupla de folhas ser separada para cada semana do ano, o que gerou o mesmo problema das agendas vendidas prontas, em alguns dias sobrava espaço, em outros, faltava.
Além de não precisar confiar que você vai lembrar de tudo, a praticidade também entra em poder encontrar os vários lados da minha vida em um só lugar, tem lembranças coladas e desenhos, reuniões, anotações sobre a graduação, tarefas pessoais, mas dá certo, cada coisa tem seu lugar e é fácil de encontrar porque tem página para cada uma mesmo que um tema não esteja junto em um bloco de folhas.
O bullet journal me ajuda a relaxar não só no momento em que planejo o próximo dia e deixo registrado datas que não podem ser esquecidas, há também o fato de produzir, umas fitas adesivas aqui, uns rabiscos acolá, fazer à mão pra ter um tempinho para você respirar. Até quando comete um erro, respira e vê o que dá pra fazer (Motivacional, não?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS. ICONS BY AddMedia